O número de pedidos de recuperação judicial registrou queda de 41% na comparação de abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, ao somar 16. Na passagem de março para abril, os pedidos recuaram 6%, de acordo com dados da Equifax - empresa que processa dados usados por empresas na análise de risco e de crédito.
O volume de deferimentos de pedidos de recuparação judicial alcançou 23 em abril, o que representa um avanço de 28% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já na passagem de março para abril de 2011, o número de deferimentos registrou uma elevação de 15%.
Quanto aos indicadores de falência, a Equifax aponta que foram decretadas 60 falências e realizados 105 requerimentos de falência em abril, o que representa uma queda de 26% no número de requerimentos e de 12% nas falências decretadas na comparação com março. Em comparação com abril de 2010, houve queda de 16% nos requerimentos e de 3% nos decretos.
Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax, destaca que a redução nos indicadores de falência em abril deve ser atribuída a efeitos pontuais. "A oscilação desses indicadores é comum ao longo dos meses. O que é mais importante, no entanto, é a linha de tendência dos indicadores ao longo do tempo."
Leite acrescenta que a linha de tendência tem apresentado um comportamento levemente declinante nos últimos meses. "É possível que, devido aos aumentos dos juros, haja uma reversão neste comportamento. O provável crescimento nos indicadores de recuperação judicial tende a ser refletido nos números de falência", diz o consultor.
Autor: Tatiana Schnoor
Fonte: Valor Econômico (06/05/2011)